Como calcular a margem? Tenho muitos produtos diferentes!

O problema é: não sei qual é a melhor forma de aplicar os conceitos que você coloca ali para o meu tipo de negócio...

Considerando só um lado da minha empresa, eu tenho:

  • 2 formatos de consultoria presenciais (vou me mudar de país no final de fevereiro e, pelo menos nos primeiros meses, isso vai ficar em pausa)
  • 2 formatos de consultoria online (um mais longo e um que é esquema “brainstorm”, pro qual eu só abro vagas por temporadas)
  • 3 formatos de curso online (um pro qual eu abro turmas 2x por ano, em esquema “lançamento”; outro que fica aberto o ano inteiro, como o seu curso e agora um clube de conteúdo, esquema Netflix).

Ou seja, hoje eu não sei mais a melhor forma de fazer esses cálculos de margem (considerando custos fixos, por exemplo) e nem as projeções. O meu faturamento cresceu 40% só no ano passado, e a gente também não tem ainda um cronograma certinho para os lançamentos porque estamos fazendo alguns testes. Além disso, sinto que os gastos cresceram proporcionalmente também. Ou seja, estou precisando organizar tudo de novo, do zerinho.