Cobrar barato, geralmente, é uma má ideia.
Ganhar mercado tendo como diferencial o preço baixo é tentador e, em um primeiro momento, pode parecer uma boa estratégia, mas não é.
Além de ser insustentável (sempre surgirá alguém que cobra menos que você), a prática tende a incentivar um certo sucateamento do serviço ou produto oferecido.
Listei 3 motivos pelos quais, na minha opinião, faz sentido você se preocupar em cobrar um preço condizente com sua entrega:
1. Percepção de valor
Não importa se você é arquiteto, nutricionista, médico ou designer, a percepção de valor de seu trabalho junto aos clientes tem relação com o preço que você pratica.
É comum que valorizemos produtos e serviços pelos quais sentimos que pagamos bem, e também tendemos a julgar com desdém produtos pelos quais sabemos que pagamos muito barato.
Se você quer que seu cliente valorize seu trabalho, é indispensável que você também o faça. A maneira mais escancarada e direta de demonstrar ao cliente que seu trabalho é valioso é estabelecendo um preço coerente.
2. Respeito com a agenda
Entre 2011 e 2012, enquanto eu me dedicava à criação da primeira versão do meu site, achei que seria uma boa ideia colocar ali alguns depoimentos de clientes que já haviam experimentado meu trabalho e gostado dele. Mas, para isso, eu precisava, é claro, de clientes.
"Vou cobrar de início um preço simbólico", pensei.
Rapidamente enchi minha agenda, e o resultado foi catastrófico. Meu dia era basicamente um festival de cancelamentos e remarcações.
O que eu aprendi com isso foi que nós não valorizamos o tempo de quem não se valoriza.
Se você quer ter sua agenda respeitada, pratique preços coerentes.
3. Liberdade para exigir
A partir do momento em que você cobra bem, seu cliente se sentirá à vontade para exigir o máximo do seu trabalho, e isso é positivo para ambas as partes. Para ele é ótimo, já que passará a contar com um serviço (ou produto) primoroso.
E para você é excelente também, pois a sensação de estar entregando algo valioso é muito gostosa.
Fico bastante satisfeito quando noto que meus alunos estão se sentindo no direito de perguntar tudo o que gostariam, de esclarecer pontos que muitas vezes os incomodavam há anos.
Gostamos de sentir que nosso conhecimento é útil e capaz de impactar positivamente a vida das pessoas.
Pessoas queridas, as vagas para o Dinheiro Sem Medo e o Finanças Para Autônomos, meus programas de acompanhamento, estão abertas! Clique aqui → para saber mais.